O resistor variável é um tipo de resistência que o usuário ou projetista tem total domínio sobre seu valor, quando o dispositivo pode ser ajustado manualmente, nesse caso ele é denominado como sendo eletromecânico, porém existem resistência que variam em função de algum variável física. Alguns modelos de resistores variáveis permitem que se ajuste a resistência desde valores próximos de zero até seu valor máximo. O símbolo das resistências variáveis é mostrado na Figura 1. Figura 1 - Símbolo de Resistor variável. O resistor variável é um dispositivo eletromecânico. Esse tipo de dispositivo pode ser classificador com: reostato, potenciômetro, varistor, termistor e LDR; Reostato O Reostato é um tipo de resistor variável com dois terminais, seu símbolo e aspecto físico é indicado na Figura 2. Os Reostatos são utilizados para controlar corrente. Figura 2 - Símbolo do Reostato Figura 3 - Aspecto Físico de um Reostato Laboratorial. Potenciômetro O po
Os resistores SMD são designados por códigos os quais determinam as dimensões e a faixa de potência em que esses componentes podem trabalhar. No que tange ao código, os resistores SMD podem ter as seguintes designações: 0402, 0603, 0805, 1206, 1218 ,2010 e 2512. Código compr. largura potência 0402 1,5 0,6 0,063 ou 1/16W 0603 2,1 0,9 0,063 ou 1/16W 0805 2,6 1,4 0,125W ou 1/8W 1206 3,8 1,8 0,25W ou 1/4W 1218 3,8 1,8 obsoleto 2010 5,6 2,8 obsoleto 2512 7,0 3,5 obsoleto
Como ler valores em resistores de 4 faixas: Cor 1ª Faixa 2ª Faixa Faixa Multiplicadora Tolerância Preto 0 0 ×1Ω ±20% Marrom 1 1 ×10Ω ±1% Vermelho 2 2 ×100Ω ±2% Laranja 3 3 ×1KΩ Amarelo 4 4 ×10KΩ Verde 5 5 ×100KΩ ±0.5% Azul 6 6 ×1MΩ ±0.25% Violeta 7 7 ×10MΩ ±0.1% Cinza 8 8 ±0.05% Branco 9 9 Dourado ×0.1Ω ±5% Prateado ×0.01Ω ±10% Valor do Resistor Quando estamos identificando o valor de um resistor através das suas cores, cada cor tem um significado específico. Vamos considerar um resistor que tem as cores Vermelho, Violeta e Laranja, seguido por uma faixa Dourada. A primeira cor, Vermelho , representa o número 2 .
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