Ponte de Wheatstone

A ponte de Wheatstone é um circuito elétrico utilizado para medir com precisão a resistência elétrica desconhecida, equilibrando as duas pernas de um circuito de ponte, uma das quais inclui o componente desconhecido. Este método se assemelha ao funcionamento de um potenciômetro e tem aplicações que vão além da simples medição de resistência.

Ponte de Wheatstone
Circuito da Ponte de Wheatstone.

Na figura, o símbolo Rx representa a resistência desconhecida a ser medida; R1, R2 e R3 são resistências conhecidas, com a resistência de R2 ajustável para que a ponte possa ser equilibrada. Quando a razão entre as duas resistências na perna conhecida (R2/R1) é igual à razão na perna desconhecida (Rx/R3), a tensão entre os dois pontos centrais (C e B) será igual a zero, indicando que nenhuma corrente fluirá através do galvanômetro (V).

Equilíbrio da Ponte de Wheatstone
Equação de Equilíbrio da Ponte de Wheatstone.

Outras Aplicações da Ponte de Wheatstone: Além da medição de resistências, a ponte de Wheatstone pode ser utilizada em diversas outras aplicações, incluindo:
  • Medição de capacitância e indutância ao adaptar o circuito.
  • Detecção de níveis de umidade em sensores baseados em resistência.
  • Monitoramento de deformações em materiais utilizando extensômetros.
Esta versatilidade faz da ponte de Wheatstone uma ferramenta valiosa em campos como engenharia elétrica, física e mecânica.
Para uma compreensão mais profunda sobre como identificar os valores dos resistores através do código de cores, visite nosso Guia Completo para Leitura de Resistores. Este recurso é indispensável para quem deseja aprofundar seus conhecimentos em eletrônica.

Mais Aplicações da Ponte de Wheatstone

A ponte de Wheatstone é uma ferramenta versátil na eletrônica, usada para medições precisas em várias aplicações. Ela permite:

  • Medição de Resistência: Ideal para calibrar décadas de resistores.
  • Medição de Temperatura: Utilizando termistores NTC e PTC para detectar mudanças.
  • Medição de Pressão: Strain gauges são conectados à ponte, convertendo deformações mecânicas em variações de resistência elétrica.
  • Medição de Peso: Também feita através de strain gauges, evidenciando a versatilidade da ponte em converter força física em dados elétricos.
  • LDR (Light Dependent Resistor): Para monitorar níveis de luz ambiental, demonstrando a adaptabilidade da ponte de Wheatstone em diversos campos.
Rev3 24/03/2024

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resistores SMD: código, dimensões e potências

Resistor variável

tabela de resistor